Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de 2009

Museu da Língua Portuguesa.

Na história da humanidade, muitos suportes foram utilizados para fazer o registro das informações, pedras, tábuas de argila, pergaminho, papiros, papel, cd´s, dvd´s, todos desenvolvidos e atualizados de acordo com a necessidade tecnológica do momento. Os museus juntamente com os arquivos e as bibliotecas assumem um papel de destaque na sociedade da informação. O Museu da Língua Portuguesa localizado na cidade de São Paulo, é considerado um marco cultural na cidade de São Paulo, com onze milhões de habitantes que falam o idioma português, é a maior população de falantes do idioma no Mundo. A antiga Estação da Luz deu lugar ao Museu, porém o seu prédio manteve a forma original, mudando apenas a função. Aos museus pode ser atribuída uma competência de guarda, preservação e difusão cultural. É indispensável o seu papel frente a um mundo globalizado para refletir sobre esses lugares de memória e informação que poderão ampliar o conhecimento nas mais diferentes áreas do conhecimento. Assi
Vocês querem uma dica de filme? Assistam "Há tanto tempo que eu te amo". Um belo que filme que cumpre a função principal do cinema, provocar reflexões. A personagem principal, Juliette reencontra a família depois de quinze anos de ausência. A trama vai surpreendendo a cada quadro. O filme foi dirigido por Philipe Claudel. Agradeço os comentários e os novos seguidores do blog. Continuarei firme na crítica, não esquecendo do carinho que cultivo pelas pessoas que frequentam este blog.

Freud e Lula.

Na solenidade de ontem em que o governo anunciou a queda no desmatamento da floresta amazônica. O Lula conseguiu se superar nas explicações que nunca clarificam os problemas existentes (corremos o risco dele dizer em 2010 que o apagão desta semana nunca existiu).Foi invenção da oposição e da imprensa. Não sei se foi algum espírito da floresta que baixou naquele momento. Dessa vez, o festival de besteiras foi inacreditável. Envolvendo Freud e as forças da natureza. O pai da psicanálise escreveu que a força incontrolável da natureza era um dos fatores da infelicidade humana. É evidente, que não pensou nos raios e ventos que o governo alega ter prejudicado o fornecimento de energia na subestação de Itaberá. O único Freud que o Lula conhece bem é "Godoy" do dossiê dos aloprados. O bichou pegou para explicar a poluição na Terra ( não entendi nada ), segue a fala: “Então, essa questão do clima é delicada por quê?Porque o mundo é redondo.Se o mundo fosse quadrado ou retangular, e

Terra.

A foto ao lado é do livro Terra que contém texto do escritor José Saramago, fotos de Sebastião Salgado e acompanha um cd com músicas de Chico Buarque. Saramago ganhou dinheiro com esse trabalho, Chico mais ainda e o Sebastião idem. O livro foi lançado em 1997. As pessoas que abriram as suas casas e posaram para as fotografias, continuam na mesma situação, sofridas, desgastadas. Saramago nem sequer pisou naquelas terras, Chico com certeza prefere o Leblon e o Sebastião deve estar pelo Mundo (hoje em Tóquio) procurando outros miseráveis.

Burocracia.

A burocracia que atenta todos e que já escutei muitos chamando de "burrocracia". Outros defendendo e dizendo que é necessária. Não gosto das exigências desnecessárias. Eu sei que toda vez que tenho que fazer uma xerox dos meus documentos. Me dá uma certa irritação. A minha carteira de identidade está guardada num papel de seda branco, só tiro de lá quando os burocratas de plantão solicitam.Causa um estranhamento aquele cara na foto sem as dread´s. O governo federal poderia apresentar uma proposta de um prontuário nacional com os nossos dados mais relevantes.

As Ciganas.

Resumidamente, as pessoas de etnia cigana descendem de grupos que deixaram o sub-continente Indiano por volta do final do primeiro milénio D.C. As pessoas de etnia cigana foram vítimas de repetidas perseguições na Europa . A umbanda cultua as ciganas de forma simples, com taças com vinho ou com água, doces finos e frutas. Trabalham com as energias do Oriente, com cristais , incensos , pedras energéticas, com as cores , com os quatro sagrados elementos da natureza e se utilizam exclusivamente de magia branca natural, como banhos e chás elaborados exclusivamente com ervas . Para o meu amigo Marinho, paraibano da cidade de Guaribira. A definição de cigana é uma mulher bonita, charmosa, atraente que convida o nosso olhar. Nas minhas férias no Rio de Janeiro, tive a oportunidade de admirar duas ciganas gêmeas no centro da cidade que reuniam todas as qualidades mencionadas. Salvem as ciganas!!

Desencontro

O importante é desencontrar para encontrar. Um reencontro pode ser mais arrebatador que o encontro. O que acontece pelo menos duas vezes em nossas vidas. Merece ser vivido e preservado. Na linguagem do sertão é nesse momento que " o cabra fica aceso" querendo sempre mais, pensa no beijo que vai sucessivamente desenhando um céu particular.

Dominguinhos.

O músico só faz show se tiver público. O artista só sobrevive se tiver fãs. O senhor José Domingos de Morais, mais conhecido como Dominguinhos tem público, tem fãs e coleciona uma família de admiradores no Brasil e no exterior. O seu coração e a sua simplicidade são sem tamanho. No espetáculo "Iluminado Dominguinhos" que foi gravado no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal (RJ) na semana passada. Dominguinhos mostrou com quantas sanfonas se faz um download. As participações especiais de Artur Maia, Yamadú Costa, Elba Ramalho ajudaram a "ilumiar" o espetáculo.
Segue abaixo um poema de Paulo Leminski: Poesia: 1970 (Paulo Leminski) Tudo o que eu faço alguém em mim que eu desprezo sempre acha o máximo. Mal rabisco, não dá mais para mudar nada. Já é um clássico. [do livro Distraídos Venceremos]

O Brasil e os seus Heróis.

O Brasil sempre teve essa pressa e dependência da fabricação de heróis. Dom Pedro I na Independência, Princesa Isabel com a lei Áurea. A coisa também é desastrosa no âmbito do esporte, grande parte da imprensa tende a influenciar o povo para a escolha ou aceitação dos heróis. Acontece nas Olímpíadas, Copa do Mundo de futebol e em outras competições internacionais. Os atletas vestem a camisa com as cores da nossa bandeira. Tudo bem. Mas são pessoas comuns que podem e tem o direito de não acertar. Para melhorar o rendimento dos atletas brasileiros nas competições deve ser tirado esse peso atribuído que eles representam o país e que são mais de cento e oitenta milhões de pessoas aguardando o seu desempenho. Os atletas devem representar a si mesmo e tentar superar os limites. * Foto do nadador César Cielo.

Outra atividade

Foi uma pausa breve. Nada de “Blogfobia”. Uma outra atividade tomou a minha concentração. Infelizmente, abandonei vocês por uns dias. Peço desculpas. Lendo os jornais e nos outros meios de comunicação. Só dá Senado, só dá Sarney. O caso no Senado não é de renúncia, mas sim de cassação. O presidente Lula está sempre pronto para defender a turma do Renan, do Sarney, dos mensaleiros. Em 2004, no desfile das escolas de samba, a São Clemente colocou o Congresso Nacional na lama em um dos seus carros alegóricos . Após o pedido do deputado João Paulo Cunha (presidente da Câmara naquele momento). A lama foi substituída por uma fogueira. Hoje, a história seria diferente e com certeza a irreverência da São Clemente envolveria o poder executivo e o legislativo sem sofrer repressões.

Esperando Isa Freire.

Tem muita gente que não gosta de esperar e qualquer atraso causa irritação. Ninguém tem que ser britânico. Não raro, os brasileiros deixam a pontualidade escapar e no momento de compromissos sérios estão envolvidos com outras tarefas ( conversas longas no telefone móvel, almoçando em um restaurante próximo, saindo da academia). Na última sexta-feira pela manhã, aguardei sem irritação a Profª Isa Freire, antropóloga e doutora em ciência da informação. Elabora os métodos de suas pesquisas com a precisão dos melhores caçadores. O papo pode dar samba ou render bons frutos. Esperar Godot não foi tão interessante para os amigos Vladimir e Estragon. Eu esperei por Isa Freire e está valendo a pena.

O Simonal e o Genoino.

A esquerda brasileira determinou o sepultamento da carreira artística do cantor Wilson Simonal. No filme documentário "Ninguém Sabe o Duro que Dei", o desafio lançado por Chico Anysio continua válido: “CITEM UMA SÓ PESSOA QUE TENHA SIDO DENUNCIANDA POR SIMONAL”. O meu pai foi membro do PC do B, poderia condenar o Wilson Simonal e enaltecer o José Genoino. Mas fez exatamente o contrário. Sempre contou a história verdadeira. Dizia "Genoino foi o caguete do Araguaia". Com os arquivos da ditadura parcialmente abertos e os depoimentos de pessoas envolvidas na guerrilha do Araguaia, confirmam o caso. Qual é o documento que mostra o Simonal como informante do regime militar? Para a esquerda só presta quem: Justifica o massacre de oposicionistas no Irã. Ficando ao lado de progressistas como Lula, Chávez e Hu Jintao. Ou então dizer que “Sarney não é um homem comum”.

Água.

 Água no sertão nordestino é coisa rara. Não vou entrar no mérito político. Quero apenas confirmar que nas capitais nordestinas a realidade no consumo de água é bem diferente. Fornecida em abundância e desperdiçada por grande parte da população. Vou citar um exemplo. Em qualquer cemitério dessas capitais, os coveiros refrescam os túmulos dos defuntos com água corrente. Com todo respeito aos mortos, mas para quê um morto precisa de água? No máximo flores e reza. Essa água que é utilizada para banhar os defuntos poderia encher um caminhão pipa e enviá-lo para o sertão. Chegando lá, o sertanejo certamente vai perguntar quem enviou o caminhão abastecido de água. "Foi o governador, o deputado"? É só responder que foi D. Zefinha , Seu Zé e outros. Indicar o cemitério e a quadra que estão enterrados e pedir que o povo sertanejo reze pela alma deles.

Pensando com o Pereira.

Francisco Pereira é um grande companheiro de trabalho. Com o coração do tamanho do mundo, não consegue deixar ninguém desamparado. Se estivesse dentro de uma corporação de visão gerencial mais ampla seria um multiplicador de conhecimento. Como dizem na Paraíba, “o cara é dez anos”. A expressão paraibana significa estar sempre na frente. Os seus pensamentos trazem algumas surpresas, seguem dois deles: *Sobre a arte abstrata : “Tem que ter uma explicação, faz um rabisco e diz que é abstrato ”. *Sobre os extraterrestres: “O bicho homem é o maior predador que existe, se o disco voador pousar na Terra, o homem vai destruir o disco e matar os ET ´s. Por isso, eles só passam lá em cima e nem dão tchau para a gente”.

Óvnis.

Os objetos voadores não identificados (óvnis) são estudados no mundo inteiro. Qualquer país monitora o seu espaço aéreo para impedir a entrada e o tráfego de aeronaves não autorizadas. Por esse sistema de defesa é comum detectar objetos anômalos no céu. O Brasil tem dois casos de óvnis reconhecidos pela Força Aérea Brasileira (FAB): a Operação Prato (1977) e a Noite Oficial dos Óvnis (1986). Os documentos oficiais sobre os casos não foram trazidos a público, mesmo com as garantias de lei que tornam o acesso irrestrito. Preservamos os documentos afim de que sejam consultados e atendam às necessidades dos cidadãos. A informação deve ser transmitida aos pesquisadores. Seguem alguns links para pesquisa do assunto: www.ufo.com.br/index.php?arquivo=notComp.php&id=4043 www.fuerzaaereauruguaya.com/cridovni

Opção Sexual.

Cada um tem a sua e pronto. Não pretendo ser simpatizante de movimentos gays, ABGLT. A Constituição Federal está aí e os movimentos devem ser regidos com a lei. No artigo 5º da constituição federal, é garantido o direito à liberdade sexual. Os programas humorísticos brasileiros usam com exaustão piadas e textos que focam somente a opção sexual dos personagens. O programa Toma lá, Dá cá da rede Globo, a personagem da atriz Norma Bengell não tem mais nome, é chamada a todo tempo de "Sapatão" pelos companheiros de cena. Nós homens acabamos contribuindo para um apartheid e colocamos as lésbicas como concorrentes. E na verdade, se tivéssemos um diálogo completo com elas, deixaríamos as nossas mulheres muito mais felizes.

CPI da Petrobras.

O governo blefou e deu de cara no muro. O PT nunca entendeu o sentido da democracia. O governo tinha todo o direito de tentar impedir a instalação da CPI da Petrobras . Mas poderia ter feito de forma limpa, sem usar a máquina e sem desmerecer os opositores. O Tribunal de Contas da União também vai investigar a Petrobras por um calote de R$ 4 bilhões em tributos federais , o pedido foi feito pelo procurador Marinus Marsico . O procurador Marinus Marsico é antipatriota? Antipatriotismo é: - Resquentar uma licitação do governo militar (1983) para construir Angra 3. - Lotear as gerências estratégicas da Petrobras . - Dizer que a crise financeira seria apenas uma " marolinha ". A CPI é um instrumento legítimo e democrático. Não investigar a Petrobras e as supostas irregularidades é um ato irresponsável.

Caderneta de Poupança

A intenção do presidente Lula é diminuir o rendimento da caderneta de poupança e tachar os brasileiros de bobos. Seria mais digno que o Lula e a sua equipe econômica falassem a verdade. O poder executivo só aumenta os seus gastos, sustenta quarenta ministérios, tem que fomentar a candidatura da ministra Dilma e depende dos Fundos de Investimentos para continuar com a gastança . Medida econômica para proteger os pobres é pura enganação. E aí, presidente não vai encomendar uma pesquisa de opinião para aferir os índices de aprovação do seu governo?

Dia do Trabalho.

Mesmo com a consolidação das leis trabalhistas, alguns direitos dos trabalhadores ainda são desrespeitados (férias, carga horária, horário de almoço). Até quando? Segue a letra da música Livre Iniciativa da banda Mundo Livre S.A.: O recado é o seguinte: a hora é agora e vamo que vamo! Trabalho, trabalho, novo Trabalho... Samba esquema noise! Uma jóia fumegante na mão Uma luz irreluzente Uma arma fumegante na mão Uma idéia na cabeça Quem se importa de onde vem a bala? Qualquer dia tu acorda cheio Quem se importa de onde vem a grana? Tu tem que ter o bolso cheio Trabalho, trabalho, novo Trabalho... Samba esquema noise! Samba esquema noise!

João Gilberto.

Poderia falar da atitude destemperada do Ministro do Supremo Joaquim Barbosa. Mas preferi falar de João Gilberto. Se o senhor Joaquim Barbosa deseja transformar o Supremo em um tribunal de rua, pode arrumar as malas e partir para o Iraque ou Afeganistão. Aqui os guardiões da justiça devem ouvir a lei. Dado o recado, vamos falar um pouco de João Gilberto. Para mostrar a sua baianidade não precisou comer acarajé e nem visitar a Dona Canô . A sua batida de violão e a maneira de cantar fez o Brasil evoluir musicalmente. Quem não entende critica, tacham de chato. Chato é quem não aprecia a arte e a simplicidade de João Gilberto. O importante é que o Brasil tem o privilégio de ser o Pelé da música e o Pixinguinha do futebol.

Seu Cândido.

Seguem abaixo os links de dois vídeos de uma pessoa folclórica da Universidade Federal da Paraíba: http://www.youtube.com/watch?v=TLvQft-0Ig0 http://www.youtube.com/watch?v=-1pgx6F-llM

Desmentindo o Lula.

Segue a verdade, leiam a nota do Ministério da Fazenda sobre as relações do Brasil com Fundo Monetário Internacional.Trata-se de uma medida técnica e não pode ser explorada politicamente. "NOTA À IMPRENSA O Brasil passa a integrar a lista de credores potenciais do FMI.O Brasil participará do Plano de Transações Financeiras (PTF) do Fundo Monetário Internacional (FMI), o que coloca o País na lista de credores potenciais da instituição.Atualmente, 47 dos 185 membros do Fundo integram o PTF. Só são incluídos nesse plano os países que possuem balanços de pagamentos e níveis de reservas internacionais suficientemente robustos. Essa avaliação é feita trimestralmente pelo staff do FMI, e a lista dos países membros considerados elegíveis é submetida à aprovação da Diretoria Executiva, depois de realizadas consultas com os países em questão.O ingresso do Brasil no PTF adquire um significado especial no período difícil que atravessa a economia mundial. Cabe ressaltar, em primeiro lugar, que

Atendente.

A minha intenção era apenas pegar uma informação e uma das atendentes soltou a pergunta : -Você gosta muito de informática? As minhas dread ´s deixam as pessoas libertas para a criação desses estereótipos . Já passei por quase tudo (músico, poeta, jamaicano) menos o que realmente sou. Respondi simpaticamente: -Gosto. Mas divido o tempo com a literatura, fotografia, política. Baixou um espírito teenager na atendente. Ela exclamou: -Nossa, que demais. Estou estudando literatura, letras e inglês. Vou me formar nos três. Quando você chega na faculdade aprende logo que não foi o Cabral que descobriu o Brasil. Pensei, nem o Rio de Janeiro, dei continuidade e perguntei: -Você pretende continuar na vida acadêmica? Veio a resposta empolgada: -Vou até aonde não der mais. Fui para casa tentando não esquecer a conversa com a intenção de publicá-la para vocês.

Direitos Autorais.

A obra de qualquer artista deve ser preservada e respeitada. Defendo que os artistas devem ser bem remunerados em vida. Deixar de privilegiar os grupinhos e movimentos. Enquanto os familiares dos "Vinícius e Tons" recebem suas altas quantias. A realidade e o tratamento são outros com as obras de artistas como: Zé Keti, Silas de Oliveira, Lima Barreto, Nelson Cavaquinho, Nestor Tangerini. Suas obras são plagiadas e constantemente usadas sem ter qualquer citação.

Entrevista com Nelson Marzullo Tangerini.

Segue abaixo uma entrevista com o meu amigo Nelson Marzullo Tangerini ( escritor, poeta, compositor, professor de literatura e amante dos subúrbios do Rio de Janeiro ): O intelectual tem vez no Brasil? O intelectual brasileiro não tem vez no Brasil. Principalmente se ele é negro e suburbano. A imprensa do rio só dá valor a quem mora na orla marítima do Rio. Principalmente em Ipanema. O carnaval de rua do Rio está muito soteropolitano? No último carnaval, dei uma volta pelo Méier e fiquei muito desanimado. Só tocam Axé Music ou funk. No Carnaval de 2006, em Piúma, no ES, só tocava funk. Onde nós estamos? Recentemente, soube de um concurso de novas Marchinhas. É um bom começo. Ou recomeço. O que te deixa indignado? Tanta coisa me deixa indignado. Acho que a imprensa do Rio virou as costas para o subúrbio da cidade e para o que acontece no interior do Estado do Rio de Janeiro. É a cultura de Ipanema que prevalece. Há ótimos escritores em Niterói. Mas a imprensa do rio não está nem aí para

Cota Racial

A raça é humana, somos todos iguais. O ingresso na universidade através do sistema de cota racial é discriminatório. A questão é social. Se o conhecimento e a informação não são disseminados de forma justa. O sistema de cota racial não vai corrigir essa falha. Aponto a Constituição Federal, no seu Artigo 19, que estabelece: “É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si”. Enquanto os Estados Unidos se livra das cotas raciais nas universidades e comemora a eleição de um presidente mestiço para assumir a Casa Branca. O Brasil que teve um ex-presidente mulato. Sofre com o atual presidente que insiste com as cotas raciais, o PROUNI e trata de alisar o seu pixaim para fugir da negritude.

Alagoa Grande

Estive em Alagoa Grande, cidade da Paraíba da região conhecida como “Brejo Paraibano ”. Foi lá, que nasceu Jackson do Pandeiro, o maior na embolada e no improviso, que ainda menino, teve influência das cantoras de coco, da ciranda e de todo ambiente musical do antigo Engenho Tanques ( atual Alagoa Grande). Jackson conseguiu ser simples e sofisticado. Criou um estilo. Pude comprovar que o sapo realmente canta na lagoa como na música “A Cantiga do Sapo”. Em dezembro de 2008 foi criado o Memorial Jackson do Pandeiro ( www.jacksondopandeiro.com.br ) Não funcionou no carnaval . Mas acessando o link dá para sentir um pouco do trabalho e da preservação da memória do artista. Na entrada da cidade tem uma imensa fileira com placas que identificam as obras do governo federal no município. Até o dia 31 de dezembro de 2010 é tempo para os assessores e ministros da Presidência da República esticarem as fitas de inauguração das obras que poderão ser cortadas por Lula ou pela Dilma modelo 2010

Aluno e Professor.

Com certeza, o professor não se esquece do bom aluno. E como aluno não esqueci dos bons professores e também tenho lembranças dos maus professores. No meu período de estudo no ginásio, tive um professor de educação musical equivocado em seus padrões e atitudes. Em um dos bimestres foi escolhido o tema Meio Ambiente e cada grupo tinha que apresentar uma música dentro do tema. Sem hesitar, escolhi a música “O Sal da Terra” de Beto Guedes e Ronaldo Bastos. O professor recusou o trabalhou e alegou que a letra não era coerente com o tema proposto. Copiei a letra e expliquei cada estrofe. Mesmo assim, o trabalho não foi aceito. Coloco aqui a letra da música: Anda, quero te dizer nehum segredo Falo nesse chão da nossa casa Vem que tá na hora de arrumar Tempo, quero viver mais duzentos anos Quero não ferir meu semelhante Nem por isso quero me ferir Vamos precisar de todo mundo Pra banir do mundo a opressão Para construir a vida nova Vamos precisar de muito amor A felicidade mora ao lado E quem

Farmácia 24h.

Antes de sair para trabalhar, tomava uma ducha fria, escovava os dentes e falava na frente do espelho. "Estou muito bonito, é muita beleza para trabalhar atrás de um vidro sacaneando alguns clientes". Pedro trabalhava em uma farmácia 24h e era responsável pelo turno da madruga. "Vai dar uma hoje"? Soltou para um cliente que comprou preservativos. Os conhecidos e batizados pela sua falta de senso eram sempre sacaneados . Quando chegava alguma reclamação fazia desconhecer. Era funcionário antigo, conhecido da família que administrava o estabelecimento. Era assíduo e nunca deixava furo na caixa ou no controle do estoque. O sol quase nascia e uma menina vestindo uma camisola que a luz do poste deixava transparente. Aproximou-se do vidro e perguntou. "Tem pílula do dia seguinte"? Pedro hesitou para dar uma zoada na menina. Instinto é instinto."Fez cagada e quer consertar". Falou com cinismo. A menina atravessou a rua ch

Hotel Tupi.

Amaro não dava sinal de vida a uns quatros dias. Não tinha mais dinheiro para comer e pagar as despesas do hotel. Já não tinha mais certeza do que poderia acontecer naquele quarto de hotel. Pegou o seu caderno de bolso e procurou o telefone do seu tio Marques, um grande empresário da cidade de Caxias do Sul. “Alô, tio. É o seu sobrinho Amaro”. “Estou sem dinheiro para pagar a conta do hotel”. “O senhor está em Porto Alegre”? “Sim, qual é o hotel? “É o Tupi, na Praça Otávio Rocha”. “Fique tranqüilo, chego já”. Marques acertou toda a despesa na recepção e subiu para buscar o sobrinho no quarto. Bateu na porta. Amaro demorou um pouco para abrir. “Vamos já paguei tudo”. Falou e entrou no quarto do sobrinho. Um travesti saiu do banheiro e vociferou. “Pagou tudo nada, falta o meu programa”.

Direção.

No Brasil, somos médicos, técnicos de futebol e o pior motoristas. O meu amigo José Nemézio diz que para dirigir bem um automóvel, o condutor tem que ter habilidade e tem muita gente que podemos considerar como uma tentativa de homicídio a concessão do direito de dirigir e a permanência no trânsito. O crédito facilitado nos últimos anos para adquirir um automóvel, aumentou a frota de veículos e o número de carros nas estradas durante os feriados de fim de ano. No ano passado, foram vendidos 4,85 milhões de unidades de carros, automóveis comerciais leves, caminhões, ônibus e motos. Foi o melhor ano em toda a história da indústria automobilística brasileira (com a crise, o ano de 2009 não deve ser promissor). O aumento dos acidentes e das mortes nas rodovias pode estar diretamente ligado a essas questões. Somente nas estradas federais o número de mortos foi 13,3% maior que no ano de 2007. As leis são aplicadas com rigor? A fiscalização é suficiente em todas as estradas? Por onde anda a b

Back do Obama.

O Rio de Janeiro que já foi do veneno da lata, está com uma onda nova, o " Back do Obama". Não se fala mais em bagulho, brenfa , um fininho. O presidente aprovou, mandou reduzir os impostos e assinou um acordo para incentivar o consumo na América do Sul. Não quero fazer apologia (não incentivo a "Marcha da Cannabis " e outros movimentos que a prioridade seja o consumo), segue um poema de Wanderley Queiroz Júnior, escrito nos anos oitenta no bairro de Todos os Santos: Já imaginou a maconha Sendo vendida em maço Com vinte cigarros para Incentivar o usuário o Barato de fumar um baseado.

Tambaba.

Reclamei do turismo incipiente na Paraíba no dia 01/12/2008. Estou enfrentando o desafio e descobrindo lugares, roteiros e pessoas interessantes. Na terça-feira passei o dia em Tambaba. Peguei o coletivo João Pessoa/Jacumã e depois um moto taxi até Tambaba. Não encaro garupa de moto nos grandes centros, mas em Jacumã o serviço é confiável e os condutores não ultrapassam os 60km/h. A preservação da praia de Tambaba é fomentada pelo pessoal da SONATA (Sociedade Naturista de Tambaba). O lugar é magnífico, a foto acima diz tudo. Ficar pelado nesse cenário, traz uma sensação de ter encontrado o paraíso. No fim da tarde, a praia de Carapibus e seus corais refletiam os últimos raios solares do litoral paraibano. Caminhar de Carapibus até Jacumã pela areia e ver a lua nascer. Fez da terça-feira um dia muito especial.