Pular para o conteúdo principal

Parque Nacional da Tijuca.


Capa do livro.



 A imagem acima é do livro do pesquisador Luís Alexandre Franco Gonçalves. Luís Alexandre foi aluno do professor Carlos Manes Bandeira, pioneiro da arqueologia histórica na floresta da Tijuca. Neste mês o livro  “Parque Nacional da Tijuca: Construções e Ruínas Históricas” será lançado em dois momentos: o primeiro no dia 21 na livraria Edital que promoveu a publicação e o segundo no dia 24 na Leonardo da Vinci no centro do Rio de Janeiro. Segue a entrevista com o autor:



 Como você iniciou a pesquisa para escrever este livro?

Pelo livro Parque Nacional da Tijuca, de Carlos Manes Bandeira, o pioneiro da Arqueologia Histórica no PNT, com quem trabalhei muitos anos.


 A floresta da Tijuca é considerada a maior floresta urbana do mundo, mas em dados oficiais o parque da Pedra Branca na zona oeste do Rio de Janeiro tem uma área maior. Você concorda?

Concordo, Márcio, o diferencial é que a Floresta da Tijuca é a maior floresta urbana do mundo que foi replantada pelo homem.


 E os planos para uma edição ampliada? Pretende publicar outros livros sobre o Rio de Janeiro?

Depois que o livro foi publicado surgiram novas informações que pretendo incluir em uma próxima edição.Tenho planos de fazer outros trabalhos nesta mesma linha de parques nacionais e estaduais.

 O livro será disponibilizado em outras plataformas ( e-books, áudio books )?

A nossa editora, a Edital, está estudando estas possibilidades.


 Como você interage com as novas ferramentas tecnológicas ( tablet, smartfone ) e o movimento das redes sociais?

Estas novas tecnologias facilitaram muito o acesso às informações, e as redes sociais se revelaram muito úteis no processo de divulgação.

 
 Deixe um recado para as pessoas que desejam adquirir o seu livro, compartilhar e contribuir com ideias para novos trabalhos.

Por enquanto o livro está à venda no Rio de Janeiro nas livrarias, Edital, Leonardo da Vinci, Folha Seca e outras. Apreciaria muito receber sugestões de temas para novos trabalhos.
 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com a saída do Papa.

Com a saída do Papa, poderíamos aproveitar para refletir sobre algumas ditas verdades milenares que nunca foram discutidas... Estamos no século XXI e as pessoas ainda acreditam que existiu um dilúvio e que Noé salvou as espécies da Terra. Acreditam que Moisés dividiu o oceano.Os padres e bispos, que poderiam nos ajudar nessa missão, estão preocupados em manter os dogmas que criaram em nome de Jesus, cuja função é torná-los perenes e intocáveis senhores da verdade. Quero saber quem paga pela inquisição?? Para que prender Jesus em altares, sacristias e púlpitos. Dizem que Jesus teve uma relação com a maçonaria ou pode ter dito saravá e a Sara realmente foi. Eu, não sei.Tenho certeza que da igreja ele nunca foi e, como muitos acreditam na sua volta, garanto que ele está mais para passear nas praias do nordeste a entrar em qualquer igreja. Não quero ferir, não desejo tirar o brilho de ninguém. Apenas expresso a minha opinão que não tem a pretensão de ser definitiva.

Nossa Senhora das Neves.

  A cidade de João Pessoa foi fundada no dia 05 de agosto de  1585 e desenvolveu-se a partir da margem direita do rio Sanhauá. Primeiramente, recebeu o nome de Nossa Senhora das Neves em homenagem a santa, logo depois, Filipeia de Nossa Senhora das Neves e no período da ocupação holandesa foi chamada de Frederikstadt (Frederica). Em 1654, os portugueses retomaram o poder e a cidade recebeu o mesmo nome que teve a capitania, Parahyba. Atualmente, recebe o nome do político que foi assassinado em Recife. No dia do seu aniversário, faço um apelo para que a nossa capital volte a ser chamada de Paraíba , pois os Pessoas já receberam todas as homenagens possíveis nas praças, avenidas e bandeiras.