Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de 2010

Rio de Janeiro.

 Fiz esta imagem que abre a postagem, numa caminhada despretensiosa que fazia na companhia da minha esposa pelas altas ruas do bairro de Laranjeiras, pretendo repetir a dose e procurar outros ângulos com a Nikon D-90 ou com a veterana Nikon F4 que nunca  me deixou na mão. Vou arriscar um roteiro e tentar conciliar com os outros passeios, encontros e festividades no Balneário Carioca.

Títulos.

  Em 2009, o título de campeão brasileiro ficou com o Flamengo e neste ano com o Fluminense, campeão novamente depois de vinte e seis anos. Segue um questionamento, que clube do futebol carioca tem um centro de treinamento estruturado e um estádio de futebol que atenda os padrões determinados pela FIFA?

Tropa de Elite 3.

 Os meios televisivos tentam fazer um Tropa de Elite 3 com os novos confrontos bélicos nas comunidades dominadas por facções do tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Antes o público pode e deve assistir no cinema o filme "Tropa de Elite 2", que pode se tornar o filme brasileiro mais visto de todos os tempos neste sábado, de acordo com a análise da Filme B , "Tropa de Elite 2" já atingiu os dez milhões de espectadores.

1º Salão Internacional do Livro da Paraíba.

  Começa hoje na cidade de João Pessoa, o 1º Salão Internacional do Livro da Paraíba. Com o tema "Leitura para todos", o evento promete discussões literárias, oficinas de criatividade, inovações tecnológicas na educação.  Programação completa no link abaixo:   http://pb1.com.br/cultura/cultura/programacao-do-1-salao-internacional-do-livro-da-paraiba/

Repensei.

 Repensei e vou dar uma chance para o PT nessa eleição, mas é preciso que eles respondam no prazo de 24 horas as seguintes questões:  Citar um projeto importante da primeira dama Marisa Letícia.  Os nomes de todos os Ministérios e os ministros do governo Lula?  Quem matou o Celso Daniel?

Tropa de Elite 2.

 Com mais de quatro milhões de ingressos vendidos, o filme "Tropa de Elite 2" poderia ser o representante brasileiro no Oscar, mas a vaidade Lulista impediu a indicação.  Na sua missão eleitoreira preferiu indicar o longa metragem que consumiu mais quarenta milhões de reais do erário e narra a sua vida de uma forma higienizada. Os profissionais da construção civil que trabalham na reforma da minha residência não assistiram o longa do Lula e não vão votar na Dilma. No entanto, a minha esposa com medo do PSDB está certa no voto, mesmo sabendo da fragilidade e do discurso vazio da candidata petista.

Kindle.

  Para quem deseja conhecer melhor o Kindle da Amazon:   Apresentando o Kindle III WiFi - Parte I O vídeo foi elaborado pelo grupo de pesquisa WRCO ( Web, Representação do Conhecimento  e Ontologias ) do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

2° Turno.

 A Marina Silva não gosta da Dilma, para a Dilma só resta cantar:  " Você não gosta de mim, mas a sua filha gosta ".   *Trecho da música Jorge Maravilha.

As Meninas.

 Escolho o momento da obra  “As Meninas” do pintor Diego Rodríguez de Silva y Velázquez, nascido na Espanha em 1599. Era artista do período barroco contemporâneo e curiosamente já utilizava técnicas avançadas de ótica (príncipio da fotografia )  que em  seu quadro podemos observar o próprio artista e o espelho que reflete a imagem do Rei Filipe IV e a sua esposa Mariana de Austria, outros destaques são a composição do espaço, a perspectiva e a luz do quadro. Estas são contribuições que revelam a ousadia e capacidade investigativa do artista, sendo surpreendente até hoje para os estudiosos da sua obra os métodos e instrumentos utilizados por Velázquez.   Michel  Foucault no seu texto sobre “As Meninas” que serviu como ensaio de introdução para o seu livro Les mots et les choses considerou   esta pintura como uma estrutura de conhecimento que convida o observador a participar na representação dentro de outra representação.

O Carnaval da Copa.

Ruas enfeitadas, euforia do povo, o carnaval da copa começou. Na África do Sul a devida homenagem a Nelson Mandela já valeu o custo de transmissão de toda a copa do mundo. Não podemos esquecer das eleições no Brasil e todo o jogo que é feito para a manutenção do poder. Olhos na África e a cabeça no Brasil.

Agora sim.

Depois de alguns dias, está aí a imagem prometida. Com a obrigatoriedade do voto, o povo não tem espaço para refletir.

Anarquia.

No ano eleitoral com voto obrigatório, domínio dos partidos políticos. A anarquia continua atual, provando que os pequenos movimentos podem fazer mais efeito e conduzir as mudanças necessárias. Digitalizei uma imagem interessante que recebi da revista Letra Livre. Mas o google não está funcionando muito bem nesta tarde e impediu o upload da imagem. Quem sabe na próxima semana.

Os Arquivos como fonte de informação.

O arquivista tem que ter a certidão de nascimento amarelada? A minha certidão é da década de 70. A qualidade do papel e as condições de acondicionamento naturalmente influenciam nesse processo de degradação do documento. O que vale agora é a maneira como vou conservá-la para que os meus filhos e netos possam construir uma árvore genealógica. Fico atendo para as fontes de informação e o advento das tecnologias da informação, a variedade de material oferecido, as possibilidades de pesquisa, o Google. Faz com que os arquivistas desempenhem cada vez mais a tarefa de conhecer, avaliar e utilizar as fontes de informação se valendo das suas habilidades técnicas e da ética profissional.

Bangu Atlético Clube.

O Bangu Atlético Clube, alvirrubro pioneiro do futebol brasileiro. Faz uma boa campanha no campeonato carioca e mantendo a confiança na classificação para às semifinais da Taça Rio. O técnico Mazolinha e o seu grupo de guerreiros estão de parabéns. No próximo campeonato é só tentar manter essa base e deixar o gramado do estádio de Moça Bonita em boas condições para o técnico Mazolinha e seu ilustre auxiliar Marinho continuarem esse excelente trabalho. Para quem pensa que o Bangu não tem torcida, segue o link: http://www.youtube.com/watch?v=culJxtQVifk& feature = player _ embedded

Meu amigo Tangerini.

Meu amigo Nelson Tangerini denominou de " Fla Imprensa", todo esse movimento de bajulação que os profissionais das mídias tem com o time de futebol do Flamengo. Vamos imaginar se o ataque do Flamengo chegasse perto dos 61 gols marcados pela equipe do Santos Futebol Clube nesse início de temporada. Com certeza, seria decretado feriado em todos os jogos do Flamengo. Chega de bajulação, vamos falar algumas verdades.

1º ARQUIFES/NE.

NO DIA 20 DESTE MÊS SERÁ REALIZADO N O AUDITORIO DO CCHLA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, 1° FÓRUM DE ARQUIVISTAS DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO NORDESTE - 1º ARQUIFES/NE . O EVENTO TEM COMO PROPOSTA A COLABORAÇÃO ENTRE OS ARQUIVISTAS E PROFISSIONAIS DE ARQUIVO DA REGIÃO NORDESTE PARA CONSTITUIR UMA POLÍTICA DE ARQUIVOS NAS IFES/NE.

Política Externa.

A recente catástrofe no Chile e as trapalhadas de Hugo Chávez ofuscaram a barberagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua visita a Cuba. Esse filho do Brasil, que insiste em nos tratar como "Bastardos Inglórios", pensa que a sua demência ideológica pode passar por cima de tudo. Lula, seus assessores e ministros sabem como o povo cubano sofre nas mãos da família Castro. O prisioneiro político Orlando Zapata Tamayo morreu pelas mãos do regime ditatorial cubano e Lula não fez qualquer crítica, preferiu a mentira. A política externa brasileira continua apoiando as ditaduras no Irã e na Venezuela. * Observem na foto que a moradia de Fidel Castro é bem diferente dos sobrados da castigada Havana.

A Cara do Rio.

A imagem acima mostra a paixão pela escola de samba Império Serrano e o seu padroeiro São Jorge. Sempre no domingo após o feriado do dia 23 de Abril, a carreata do Império passa pelos bairros de Madureira, Quintino e Todos os Santos carregando a imagem do Santo e arrastando os devotos até a Serrinha ( o berço do Império Serrano ). Esta foto foi feita pela minha amada Fernanda, que tem iluminado os meus dias e as minhas noites. A foto foi selecionada para a exposição " A Cara do Rio " com curadoria do professor Marcelo Frazão no Espaço Cultural dos Correios - RJ.

Interior.

O Brasil é eternamente grande, já disse aqui que parece uma madureira . As pessoas que nascem aqui podem ter uma mistura árabe, africana, chinesa, indígena e ainda ter um sotaque europeu. O brasileiro pode ser tudo. O interior do Brasil é sem igual no Mundo. Tem uma culinária que se transforma de acordo com o clima e o histórico da região. A crença e o folclore intensificam a riqueza do nosso povo. Os meios de comunicação, o espaço cibernético vem apagando alguns costumes locais, colaborando para que tudo fique menos romântico. Se a globalização pretende engolir o matuto, com toda certeza a resistência será no interior mineiro, pois lá ser jeca é jóia.

IPAD.

Os arquivistas, os bibliotecários e os museólogos deveriam neste momento direcionar os seus conhecimentos e parte de suas pesquisas para o estudo das novas mídias e suas formas de armazenamento. O futuro já chegou. E alguns profissionais estão com a mente no século XIX. O recente lançamento do IPAD feito por Steve Jobs, o homem responsável por mudanças no relacionamento das pessoas para com os artefatos tecnológicos. O IPAD da Apple e o Kindle da Amazon, são aparelhos que conseguem transmitir para o usuário a leveza de ter o Mundo na palma da mão. Economizar espaço eliminando as estantes de livros, não acumular poeira nos centros de documentação. Logicamente, dentro de um processo moderado que respeite os conceitos básicos de cada ciência. Para sobrevivência os profissionais de arquivologia, biblioteconomia e museologia é mais que urgente o domínio desta nova linguagem.